Habilidades do futuro

Habilidades do Futuro

Você já deve ter ouvido falar que as habilidades do futuro serão determinantes para o alcance das metas que cada um tem para si.
Pois bem, estamos diante de uma oportunidade imperdível.

Estamos falando de futuro, mas, na verdade, isso já acontece no presente, principalmente no mercado de trabalho, que, em vez de tratar as soft skills (habilidades ‘suaves’, do inglês) como complemento das habilidades técnicas, as coloca em posição de destaque. São os atributos que já estão sendo mais procurados pelas empresas ao redor do globo.

Ainda que as hard skills (habilidades ‘duras’, do inglês), associadas ao conhecimento técnico, nunca deixem de ser necessárias, sabemos que são potencializadas quando utilizadas em sinergia com as competências interpessoais, sociais e emocionais.

Não por acaso, o desenvolvimento de cada educando, sob a ótica das soft skills, tem espaço assegurado na proposta educacional de nossa escola. Entre várias habilidades, vamos destacar as competências interpessoais e intrapessoais. Embora pareçam iguais, essas habilidades são distintas.

As habilidades intrapessoais permitem que o indivíduo compreenda seus sentimentos; expresse-se com assertividade, conduza a própria vida; defina, para si mesmo, os objetivos possíveis de concluir ou busque superar-se para completar projetos e alcançar suas metas. Em resumo, significa conhecer-se.

Já as habilidades interpessoais estão relacionadas à capacidade de conviver com tranquilidade com as pessoas. Indivíduos com essa competência constroem relacionamentos sadios; encontram soluções eficazes; trabalham em grupo porque sabem ouvir e absorver informações e, se necessário, seguir instruções; compreendem as dificuldades e dores dos outros; têm disciplina; tolerância; capacidade de aceitar o próximo como ele é; e resiliência para se adaptar às adversidades. Em resumo, significa ter olhar para si e para o outro.

Não achamos que essas habilidades se constroem com dia e hora marcados no currículo escolar. Pelo contrário, em nossa escola, elas dão forma ao nosso jeito de ser, à nossa concepção de educação integral e humanizada, que, para nós, não representa “um” dos caminhos, mas, sim, “o” caminho para a construção de pessoas de bem e para o bem!

Um grande e saudoso abraço e muita saúde a todos.
Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima