Atividade maker

Atividade maker

 

Uma aula mão-na-massa, onde o aluno aprende novos conteúdos e desenvolve habilidades importantes para o século XXI.

Essas habilidades envolvem os conteúdos das disciplinas convencionais, incorporando contextos trazidos pelos projetos, e estimulando habilidades:

  • Socioemocionais

  • De gestão, liderança e empreendedorismo

  • De domínio e apropriação tecnológicas

Imagem_Makerspace-01 Imagem_Makerspace-02

Reino Makerspace

Um espaço construído para o protagonismo do aluno, onde ele cria e aplica o que aprende, de forma significativa.

Dentro os recursos disponíveis, os alunos utilizam:

  • Equipamentos de robótica e mecatrônica

  • Máquina de corte laser

  • Roteadora CNC

  • Impressora 3D

  • Ferramentas diversas de bancada e manuais

  • Equipamento de pintura e sublimação

Alguns projetos

 Drone Aquático

 Fórmula-E

 Energia Sustentável

 Meu Mundo Minecraft

 Jogo da Operação

 Missão Amazônia

 Luminária

Perguntas frequentes

  • As aulas são incluídas na grade? Quem pode participar?

    Sim, as aulas são incluídas na grade, e  são oferecidas para todos os alunos, do Fundamental e do Ensino Médio, para todas as turmas. 

  • Qual o custo das aulas?

    As aulas maker estão incluídas na grade e, sendo assim, não têm qualquer custo adicional.

  • Com que frequência as aulas acontecem?

    A Atividade Maker é realizada regularmente, no formato de uma aula dupla semanal.

  • É preciso comprar algum material extra?

    O material utilizado na aula faz parte do kit de material da escola, adquirido no começo do ano, junto com o material do Anglo.

  • Todos os alunos podem usar os equipamentos?

    Sim, os equipamentos são de uso livre, desde que compatíveis com a idade do aluno. Mesmo assim alguns equipamentos só podem ser usados com supervisão, por uma questão de segurança

  • São utilizados recursos de segurança?

    Sim, sem dúvida! Os alunos utilizam recursos de segurança diferentes, dependendo dos equipamentos e das atividades que estão sendo realizadas. No Makerspace, segurança vem em primeiro lugar!  🙂

  • Onde está a robótica?

    A antiga aula de robótica, oferecida nos últimos anos no colégio, agora faz parte da Atividade Maker, e os projetos integram a aplicação de robótica/mecatrônica na sua proposta. Com tudo integrado, a robótica fica mais interessante e fica mais significativa para os alunos.

Imagem_Makerspace-04
Rolar para cima